Blog de Notícias
Fique por dentro das mudanças: Seguro DPVAT
Fique por dentro das mudanças: Seguro DPVAT
O DPVAT é o seguro obrigatório pago todos os anos pelos proprietários de veículos que indeniza por morte ou invalidez permanente as vítimas de acidente de trânsito, sejam elas motoristas, passageiros ou pedestres, inclusive estrangeiros.
O valor máximo de indenização é de R$ 13.500,00 em caso de morte e para invalidez é calculado o valor proporcional considerando o grau da lesão permanente.
Por ser um seguro de cunho social, a vítima ou seus herdeiros têm direito a indenização mesmo que não seja reconhecido o causador do dano.
DPVAT e Seguro de Automóvel
Sendo identificado o causador do dano, este pode ser responsabilizado judicialmente por indenizar a vítima com valores muito superiores a indenização realizada pelo DPVAT.
A jurisdição brasileira leva em conta a expectativa de vida da vítima, renda e idade de seus dependentes para estipular o valor que deverá receber de indenização, o que pode levar a uma indenização alta.
Por este motivo, alertamos a importância em contratar coberturas de danos corporais à terceiros com valores expressivos junto com o seguro de automóvel.
Como é indenizado o DPVAT e Danos Corporais à terceiros no Seguro de Automóvel?
Na ocorrência de um acidente, a vítima receberá primeiro a indenização do DPVAT e se achar que o valor indenizado pelo DPVAT é pouco, deverá entrar com um processo judicial contra o causador do dano para receber o restante.
Se o causador do dano for considerado culpado e tiver seguro do automóvel, a Seguradora responsável por este seguro indenizará o restante à vítima, até o limite contratado na apólice através da cobertura de danos à terceiros (RCF-V/DC).
Extinção do Seguro DPVAT
No dia 12/11/2019 foi anunciado através da Medida Provisória nº 904, de 11/11/2019 a extinção do DPVAT a partir de 01/01/2020.
Esta Medida Provisória tem 120 dias para ser aprovada pelo Congresso Nacional, caso contrário perderá a validade.
Entenda como ficarão as indenizações com a extinção do Seguro DPVAT
Se concretizada a extinção do Seguro DPVAT, o seguro de automóvel será o único seguro que garante indenização à terceiros por danos corporais oriundos de acidente de trânsito.
Portanto, os valores que poderão ser imputados judicialmente ao causador dos danos não serão amortizados pelo Seguro DPVAT como era feito anteriormente.
Aumentar as coberturas de danos corporais à terceiros (RCF-V/DC) e a cobertura de Acidentes Pessoais Por Passageiro do veículo segurado (APP) no seguro de automóvel são essenciais para proteger você, sua família e seu patrimônio de fatalidades.
Fale conosco e entenda melhor essas mudanças.
Sua tranquilidade é o nosso compromisso!